Responsável Técnico: Dra KARINA KLEIN BRUM CRM 32590 I (051) 3581.2563 I (051) 3593.7506 Av. Dr. Maurício Cardoso, 833 sala 706, Hamburgo Velho - Rota
Conheça

Obstare Mulher

O ginecologista é o médico responsável por cuidar da saúde da mulher. Na Obstare, a mulher é tratada em todas as fases de sua vida, desde antes da sua primeira menstruação até a menopausa (climatério). Trabalhamos com foco na ginecologia de prevenção, acreditamos que práticas da medicina integrativa voltadas a Ginecologia são de grande valia nas opçoes de tratamento das patologias ginecológicas.

A promoção de ações preventivas como exames de rotina e alguns assuntos como menopausa, primeira menstruação, sexualidade, métodos de contracepção e estética íntima são também tratados com as pacientes.

Modalidades de atendimento:

* A primeira menstruação – É o acompanhamento da menina desde os primeiros sinais da puberdade, passando pela chegada da primeira menstruação, com orientações especializadas. O ideal é estar preparada e saber preparar sua filha para esse momento, sem muita ansiedade e muita exposição, já que meninas são mais reservadas com esse assunto. Aqui na obstare, em nossa consulta pré puberal, preparamos você e sua filha para esse momento tão importante.

* Prevenção de câncer ginecológico – Existem maneiras simples e eficientes para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer ginecológico — ir ao ginecologista anualmente, fazer regularmente o papanicolaou (exame preventive do ca do colo do utero) e informar-se sobre a vacina do HPV. Também é importante comentar com seu médico sobre casos de câncer na sua família. São medidas simples que podem salvar sua vida.

Atualmente a maioria dos casais já tem vida sexual ativa antes do casamento, mas, nem por isso, os exames pré-nupciais deixaram de ter a sua importância, porque o casamento é um projeto de vida e com ele vem o sonho de filhos e de uma longa vida juntos. Por esta razão, é importante saber se a mulher e seu parceiro estão bem de saúde para que isso não se torne um problema no futuro. Aqui na Obstare desenvolvemos um protocolo exclusivo para mulheres que desejam iniciar essa união com tranquilidade e segurança

* Consulta pré-gestacional – Avaliação da saúde da mulher que deseja engravidar.

Além do estado de saúde e do histórico de doenças, o check-up antes da gravidez serve para colher informações sobre o uso de medicamentos – de analgésicos e antigripais a medicamentos de uso contínuo – e para orientar a futura gestante sobre este e outros temas importantes como alimentação, suplementação com ferro, descanso e prática de atividades físicas.

* Dificuldade para engravidar? – Realizamos desde avaliação da fertilidade do casal até tratamentos individualizados de acordo com a indicação clínica. A primeira consulta na Obstare é feita apenas com a mulher, onde colhemos sua história clínica, fatores de risco para infertilidade, hábitos nutricionais.

Quando devemos ligar o sinal de Alerta? O recomendado, é os casais em que a mulher possui menos de 35 anos, tentarem a gravidez naturalmente por até um ano. “Caso a concepção não ocorra nesse período, é hora de procurar ajuda médica. Já para os casais em que a mulher está com mais de 35 anos, o indicado é que procurem ajuda após seis meses de tentativas.

* Mastologia – Prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças das mamas. As mulheres que não apresentam sintomas de dores ou nódulos na mama devem a partir dos 35 anos de idade buscar um ginecologista e realizar uma consulta. As que apresentam qualquer sintoma e/ou fazem parte do grupo de risco (mulheres que possuem casos de câncer de mama na família, idade acima dos 40 anos, menstruação precoce ou tardia, dentre outros fatores) devem procurar o quanto antes.

É recomendado para todas as mulheres acima dos 35 anos, realizar o exame preventivo da mamografia, que é indicado pelo próprio medico ginecologista. Depois dos 40 o exame deve ser feito anualmente.

* Atendimento em Sexologia – A sexualidade merece atenção especial, pois está diretamente ligada à autoestima e à saúde dos relacionamentos. O atendimento de sexologia consiste em tartar com seriedade e profissionalismo aspectos como baixa libido, falta de confiança sexual, dor na relação, ausência de prazer.

* Atendimento em climatério e menopausa – promover atendimento integral, avaliando de forma individualizada cada mulher, com objetivo de gerar melhora dos sintomas fisicos e emocionais presentes nessa fase da vida.

* Estética íntima feminina – Estética Íntima é a área da estética que cuida da região íntima, a região genital. Os tratamentos buscam melhorar a aparência dessa região com técnicas como clareamento de virilhas e perianal, tratamento para flacidez, labioplastias (ninfoplastia), rejuvenescimento íntimo através do laser de co2 fracionado, preenchimentos de vulva com ácido hialurônico, técnicas de lipoaspiração do monte de vênus, correções de cicatrizes de episiotomia ou cesariana. A clínica Obstare conta com aparelhos de alta tecnologia na área de estética íntima feminina.

* Fisioterapia pélvica – É uma especialidade da fisioterapia responsável por fortalecer o assoalho pélvico, evitando problemas causados pela perda de força naquela região, como incontinência urinária. Durante a gravidez, à medida que o bebê cresce, vai sobrecarregando a musculatura da pelve. Com isso, a bexiga, vai ficando cada vez mais apertada, e menos resistente. Por isso fazemos xixi com tanta frequência quando estamos gestando. A fisioterapia pélvica ensina exercícios de fortalecimento e prevenção. Com o assoalho pélvico mais forte, a chance de ter bexiga baixa ou até uma laceração no parto vaginal é bem menor.

Outro momento da vida em que este tipo de fisioterapia é essencial é na menopausa. A redução do nível de hormônios na menopausa diminui o tônus muscular e pode provocar incontinência urinária.

* Planejamento familiar (contracepção) – A consulta ginecologica é de fundamental importancia na escolha do melhor método anticoncepcional. Métodos hormonais e não hormonais possuem vantagens e desvantagens de acordo com o objetivo e história clínica de cada mulher. Na clínica Obstare trabalhamos com diversos tipos de métodos contraceptivos, tais como DIU não hormonal ( DIU de prata e DIU de cobre), SIU mirena (hormonal); implantes contraceptivos ( implante tipo bastão, implanon, chip contraceptivo); aneis vaginais.